domingo, 8 de junho de 2014

Plano de aula-tema justiça







FACULDADE PITÁGORAS UBERLÂNDIA

Curso de Pedagogia Docência, Gestão e Tecnologia

Disciplina Didática - 3º Período

Profa. Ms. Juliene Silva Vasconcelos
PLANO DE AULA


ESCOLA: PINGUINHO DE LETRA   DISCIPLINA: Português /ANO: 3º

PROFESSORA(S). LÍVIA SILVA DO NASCIMENTO.

MARIA APARECIDA VIEIRA MARINHO.

TEMA: Justiça.       QUANTIDADE DE ALUNOS: 30             TEMPO: 1h/aula(50 min).


JUSTIFICATIVA: Esta aula possui a finalidade de proporcionar aos alunos formação para o exercício da cidadania, com boa convivência em sociedade e o desenvolver da capacidade de julgar pessoas e leis, segundo critérios de justiça. Levando os alunos a aprendizagem de maneira criativa e interessante, de acordo com o PCN (1998). 

OBJETIVO GERAL: Desenvolver uma melhor convivência em grupo, sala e sociedade, a partir da compreensão do termo justiça.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
Nº DE
AULAS
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1. Conceituar justiça e a relação com a ética.
Conceito de justiça
1h/aula (50 min)
Leitura da história: “Quem parte, reparte-justiça;” em voz alta pelos alunos. Definir conceito de justiça, pesquisando no dicionário.
A avaliação será participativa e contínua. Os critérios serão: participação na leitura e definição do termo justiça; verificação do que foi colado, se condiz com o que foi pedido; participação na discussão e na produção do texto.
2. Identificar situações em que a justiça ou a injustiça se faz presente.
Tipos de justiça e injustiça.
Pedir aos alunos que encontrem, nas revistas e jornais, recortem e colem, imagens sobre justiça. E que escrevam como essa imagem representa a justiça.
3. Discutir a importância de ser justo em sociedade.
Importância do senso de justiça
Discussão sobre o que é ser justo em sociedade? Registrando a opinião dos alunos no quadro para montarmos um texto coletivo.


RECURSOS: História impressa, quadro giz, caderno, lápis, livro, dicionário, revistas e jornais.


REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e Desportos. Ética. In: ______. Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 43-98. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2012.

LOPES, Cida. Justiça: quem parte, reparte. Brasil Leitura. 16 p.





Um comentário:

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